10 itens que toda cacheada precisa ter

Oi genteee! Como vocês estão?
Hoje vim dar uma dica super legal e que toda cacheada vai gostar de saber.

Tá em dúvida do que precisa ter em mãos pra deixar os cabelos sempre lindos?
Então vem acompanhar esse post comigo, compartilhe, conte pra suas amigas e me contem qual o item indispensável pra você.

1 - Xampu sem sal

A questão do xampu para o nosso cabelo é complicada né? Por que os cachos já são naturalmente ressecados por conta de sua estrutura espiralada que dificulta a chegada da oleosidade natural até o fim do fio e por isso se dá o ressecamento. Então encontrar um xampu que não resseque mais ainda é uma luta, por isso, dê preferência para os que sejam sem sal (Cloreto de Sódio) e sempre troque de xampu para testar qual irá ressecar ou danificar menos o seu cabelo.
(Lembrando que, se você usa um xampu com sal e se dá bem com ele então vá em frente. Em time que está ganhando não se mexe né?)





2 - Condicionador multifuncional

Um condicionador que tenha mais de uma função é uma baita mão na roda né gente?
Não seria tudão se pudéssemos deixar o condicionador no cabelo como se fosse um leave-in? Ou usar como uma máscara de hidratação potente e rápida? Pois saiba que já existem muitos por aí que servem pra isso e são incríveis, fora que te adiantam um tempinho por que você vai excluir, ou pular, uma etapa no processo de lavagem/finalização né?! Mas para isso o produto não pode conter alguns ingredientes que causam o entupimento das cutículas do fio como: parafina líquida, óleo mineral e alguns silicones.
Se você pretende deixar um condicionador no seu cabelo como um leave-in, então é importante que ele não contenha esses ingredientes, por que a longo prazo o fio vai saturar com esses componentes citados acima.



Yamasterol creme multifuncional




Tratta Brasil professional




Di Hellen linha 3 em 1


Lista de produtos liberados para a técnica No/Low Poo, todos os condicionadores dessa lista podem ser considerados multifuncionais. (PRÓXIMO POST SERÁ SOBRE A TÉCNICA NO/LOW POO)
https://docs.google.com/document/d/1JOPUQSfvgARB3rJHSf6gQ1mgPqH9EskKC_smkvfAyAc/edit


3 - Creme de pentear

Se você gosta ou acha essencial usar um creme de pentear depois da lavagem então vale a pena investir nesse produto.
Se gosta de cachos mais definidos e que fiquem no lugar por mais tempo, opte por usar cremes de consistência mais grossa, por que vão segurar mais o cacho e assim você terá mais day-afters (dias seguintes sem precisar lavar o cabelo). E o contrário para quem quer cachos mais leves e volumosos, utilize cremes de mais ralinhos, aguados, que vão também hidratar seu cabelo porém não manterão definidos por muito tempo mas vai te garantir um volume lindo que eu particularmente adoro.
Você deve sempre trocar de produto para experimentar e testar até encontrar um que se adapta melhor ao seu gosto e não se prenda aos produtos específicos para o seu tipo de cabelo por que as vezes o que pode dar certo é justamente um pra cabelo liso ou para um cuidado específico entende?!



Esses são uns dos quais eu já testei e aprovei todos. Desses o que mais me surpreendeu foi o da Aroma do Campo - cachos definidos com aloe vera  - mas ele tem um cheirinho de planta, mato, sei lá..kkkkk....mas nada insuportável. O da Garnier, óleo reparação, foi reformulado e não existe mais..mimimi, era mto bom!











4 - Óleo vegetal

É sempre bom ter um óleozinho que faça bem pro nosso fio, que proteja das agressões do dia-a-dia e deixe nossos cabelos muito mais saudável. Eu sempre indico óleos vegetais por que são mil vezes mais saudável do que os industrializados, já que são melhor absorvido pelo fio e não deixa com aspecto ensebado, se aplicado da maneira correta, é claro. Se você não pode comprar um óleo vegetal também não tem problema mas dê preferência para os que sejam livres de parabenos, óleo mineral e silicones, que são substâncias que a longo prazo entopem e sobrecarregam o fio, pois são difíceis de sair, daí você tem que usar um xampu com sal para retirá-los, consequentemente ressecando ainda mais o seu cabelo.







imagem retirada do blog divatododia.com


5 - Gel

Um gel é um produto importante de se ter. Se você tem problemas com definição e só o creme de pentear não segura o seu cacho, é sempre bom ter no armário um gel de preferência sem álcool, que vai garantir uma finalização ou um penteado por mais tempo.
Você também pode fazer o seu próprio gel com produtos naturais como a  linhaça e a aveia e também com gelatina incolor e sem sabor.




Desses eu já usei o Radical da Nylooks, Redutor de volume da Capicilin e o de Gel queratina da Softhair que não deixou meu cabelo duro por cauda da queratina, ainda quero testar esse da Kanechom e o Eco Styler que é super famoso e queridinho das cacheadas gringas.


6 - Lenço/ Faixa/ Turbante

Nada melhor que um acessório para dar um UP no visual né?
Dá uma renovada no look e chama atenção por onde você for. É uma dica legal pra quem está em transição e não consegue disfarçar a raiz crescida e as pontas lisas, ou pra quem está nos bad hair days que o cabelo não se ajeita por nada.



Turbantes e Lenços



Euzinha de lenço :D



7 - Tecido de algodão/microfibra

O melhor tecido para secar nossos cabelos é o algodão, que absorve muito bem a água e não danifica o fio, a microfibra também é muito boa para garantir uma secagem segura que não vai arrebentar nossos fios.
Eu costumo usar um fralda de algodão ou uma camisa e além de sentir que eles não danificam, também percebo que fico praticamente sem frizz.



Luvas de microfibra - 
1ª é uma luva própria para secar carro/moto mas funciona perfeitamente para secar o cabelo.

2ª luva própria para secar os fios da marca DevaCurl.
Camisa de algodão / pano de microfibra.

Exemplos de como secar o cabelo, sempre amassando de baixo para cima a fim de estimular a formação dos cachos. Toalha de microfibra com formato apropriado para enrolar e secar os fios.


8 - Fronha / Touca de cetim

O tecido de cetim é o mais indicado para preservar os cachos na hora do soninho. Por conta de sua fibra lisa, ele não entra tanto em atrito com o cabelo a ponto de deixar com frizz. Eu durmo com uma blusa de cetim no meu travesseiro, kkkkkk...abafa! :x E funciona muito bem também, no dia seguinte meus cachinhos estão inteirinhos, daí é só ajeitar e sair linda e bela.





9 - Pente de dentes largos

É o modelo mais indicado para pentear os cachos, por que seus dentes espaçados conseguem alcançar uma quantidade maior de fios, além de separar os cachos, garantindo que não fiquem grudados no couro cabeludo. O material mais indicado é o de madeira pois ele não produz a eletricidade estática que atrai partículas de poluição que estão no ar para o fio, impedindo assim sua livre transpiração e acúmulo de sebo mas você pode usar o de plástico também, eu uso e não vejo grandes problemas com ele.





pente garfo

uso um igual a esse



10 - Grampos

Essencial para quem adora fazer penteados ou que prefere prender os cabelos com um acessório mais leve que não danifique muito o fio, são baratinhos e duram um tempão, só tem o problema deles saírem escondidos enquanto dormimos por que é inacreditável o dom que eles tem pra desaparecer. XD



Sabia que existe um jeito certo de usar o grampo? Eu soube a pouco tempo e confesso que usei da forma errada a vida toda..hahahaha!



Tipos de grampos

Jumbo: para cabelos grossos e para segurar coques e penteados muito grandes e elaborados.

Regular: para cabelos médios, é o mais comum, segura tranças pequenas, é o ideal para cachos/afros, na minha humilde opinião.

Mini: para cabelos finos e para fazer acabamentos em penteados mais delicados.

Tradicional: para penteados mais soltos - coques soltos, meio preso, esse grampo apenas sustenta sem prender demais.


Bom minha gente, fim de post!

Esses foram os 10 itens que eu considero ser essenciais e básicos para a sobrevivência de uma cacheada. Espero que vocês tenham gostado e que tenha ajudado de alguma maneira. E pra você qual o seu item favorito que nunca pode faltar? 

Obrigada por acompanhar! Compartilhem com suas amigas cacheadas e até o próximo post. Beijocas!


Comentários

  1. O que são essas cordinhas de amarrar o cabelo? Qual é o nome e onde encontra? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela eu uso um pedaço de meia calça que eu cortei e estiquei..pode ser qqr tecido desde que seja liso.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!