Transição Capilar - Minha trajetória

Oi gente, tudo bem?!?!?!
Hoje finalmente vim contar a história da minha TRANSIÇÃO CAPILAR.

Mas o que é a transição?
Literalmente a transição é a mudança de uma forma para outra, ou uma passagem ou movimento.
E a transição capilar é a mudança de cabelo, daí você pensa, "Nossa! tudo isso pra falar que mudou o cabelo", hehehehe, Sim! Por que no meu caso e em muitos outros que conheço, não é uma mudança comum como tingir ou aparar as pontas do cabelo e sim uma transformação mais radical, que foi decidir deixar de usar uma química transformadora como (relaxamento, alisantes, escovas definitivas e afins) e assumir o cabelo natural, seja ele como for.


     Antes com o cabelo alisado e depois em transição


Eu passei quase 10 anos da minha vida usando relaxamentos e alisamentos desses de farmácias e por um bom tempo isso me fez feliz e estive satisfeita com meu cabelo, por que eu não tinha muitos problemas com ele até então, mas em 2012 eu me mudei de cidade e tive que me virar sozinha em tudo e com as responsabilidades crescendo o cabelo foi sendo deixado de lado, tinha menos tempo e disposição pra cuidar dele e aí a minha raiz natural foi crescendo e me incomodando porque até então eu nunca tinha me imaginado usando meu cabelo natural novamente, achava que passar a vida alisando seria a minha sina, kkkkkkk, OMG! e pra me livrar do "trabalho" de cuidar de um cabelo indefinido, fiz uma progressiva (agressiva)..rsrs..em junho de 2012, ganhei um MEGA presente do meu amor de dia dos namorados, hahahahaha, na época eu amei e fiquei super feliz, amor não sou mal agradecida viu? te amo, hahahaha...mas, porém, contudo, todavia, o efeito da progressiva começou a ir embora, buá, e a tonta aqui achando que ficaria no mínimo uns 6 meses sem se preocupar com o cabelo, hahahaha, triste ilusão, sim minhas queridas e queridos, uma ilusão, é o que esses tratamentos te proporcionam, porque te deixam dependente de retoque a cada dois ou três meses (mesmo cuidando para manter).

Com o passar do tempo meu cabelo foi ficando ralo e opaco, totalmente sem balanço, sem vida e o pior de tudo, começou a cair muuuuiiitooooo e sim, eu cuidava dele com linha própria para progressiva mas mesmo assim ele só piorava, é o que a química faz, ela alisa muito porque fecha as cutículas do cabelo de uma maneira que após um tempo elas não se abrem mais para receber nenhum tratamento, além de agredir o couro cabeludo e podendo causar a longo prazo doenças como o câncer. 

Quando eu me deparei com essa situação do meu cabelo, depois de dois meses e meio, a raiz já alta e tudo mais que relatei antes, foi que a ficha começou a cair, lembrei de tudo que já tinha feito e que nunca tinha obtido um resultado que eu me sentisse satisfeita a ponto de não querer mais mudar e me perguntei até quando vou precisar ficar dependente de alisamentos? será que é possível parar de fazer química e cuidar do meu cabelo cacheado? como pode ser possíveeel ? hahahahaha...e gente é completamente possível. 
Eu não sei quem foi a criatura que disse o contrário mas eu entendo e sei que a pouco tempo atrás era uma tarefa difícil, por falta de informações, por falta de produtos específicos pro nosso tipo de cabelo, por falta de referências na mídia em geral.
No início eu até cheguei a pensar em ter cachos mas só achava que seria possível com alguma química (permanente afro) e foi quando comecei a pesquisar na internet sobre como voltar a ter cachos e encontrei o mundo da transição, que mudou completamente a minha visão sobre a estética da mulher negra ou da que tem traços/descendência negra, passei a enxergar que essa obsessão pelo padrão europeu era uma lavagem cerebral tão grande e um preconceito embutido ali e foi quando eu percebi que eu tinha escolha, tinha opção e poderia usar meu cabelo natural, ser eu mesma, respeitar e aceitar as minhas raízes sem precisar me encaixar em um padrão segregador que infelizmente ainda temos que conviver.

Bom, depois disso tudo eu resolvi parar de alisar e voltar aos cachos mas comooo? iria ficar uma diferença de textura muito grande e feia, hahaha e ficou, no início foi muito difícil ficar com o cabelo indefinido, caindo horrores, seco e embaraçando igual um ninho de rato..uahsuahsa..mas foi assim que fiquei por durante 6 meses, usando coque e rabo de cavalo (detalhe que estava com o cabelo curto por opção), e durante esse tempo aproveitei pra pesquisar muito sobre como cuidar dos cachos e foi aí que o amor nasceu dentro do peito, hahahaha, comecei a conhecer histórias parecidas com a minha, exemplos de meninas que mudaram radicalmente e ficaram mil vezes (sem exageros) mais lindas com o cabelo natural (cacheado/crespo) e por isso eu me perguntava, como podiam pensar que esse cabelo lindo era ruim???? Não podia acreditar e fui revendo minhas fotos de criança e vendo que meu cabelo também era bonito cuticuti e que eu também poderia ficar bem com o meu belinho natural é claro, mantendo um cuidado especial porque requer cuidado diferenciado sim, não é um cabelo liso portanto não deve ser cuidado como um.

E 6 meses e uns dias depois, 29/12/2012 eu fiz um corte (BIG CHOP), onde retirei todas as pontas com químicas, deixando só o meu cabelo natural. =) e ficou assim!


    Dia do corte e última foto do primeiro mês depois do BC
    (big chop = grande corte)


No começou foi difícil por conta do meu medo do que os outros iriam falar mas eu estava adorando e apaixonada e acredite com a autoestima lá em cima porém um pouquinho encanada né? normal! Mas ver o meu cabelo crescer saudável, fofo, formando mais cachinhos ao passar do tempo e vendo que ele não tinha nada de ruim, ou duro ou feio, ou qualquer outro pejorativo ridículo que exista, foi compensador demais e só me fez ter mais certeza de que fiz a escolha certa e pude mostrar pra eu mesma e pra muitas outras meninas que sim, nós podemos usar o nosso cabelo natural e ele pode ser lindo e nos fazer feliz seja do jeito que for, se você trata com carinho ele te devolve em dobro, sim você tem essa escolha, de não apenas alisar porque a sociedade diz que é mais "aceitável" assim, ou relaxar pra parecer menos crespo, qual o problema em ser crespo? é lindoooo, não tem problema nenhum! 


    Agora depois de 1 ano e 5 meses ele está assim:
   (Estaria maior se eu não estivesse no amor pelo curto *-*)









Foi um tempo de mudanças, não só estética mas psicológica também, mudei minha essência quando dei o primeiro passo para me aceitar como Deus me fez.

Espero que vocês tenham gostado! Fiquem com Deus e até mais! 

Comentários

  1. Adorei sua mudança ...
    Mas ainda prefiro minhas madeixas lisinhas rsrs...

    Adorei seu blog ..

    http://onedaybyfer.blogspot.com.br/
    Beijinhoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Fiquei mto feliz com seu comentário! Muito obrigada! *-* E se vc tá feliz e se sente bem com seu belo liso então que assim seja e que ele fique cada dia mais lindo! Vou visitar seu blog gata! Bjuuuus!

      Excluir
  2. Ficou ótimo seu cabelo cacheado, amei!
    Apoos 7 anos com minhas madeichas lisas, agora estou iniciando o processo de transição capilar e já estou muito satisfeita com o resultado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!